Vitamina D

Você quer mesmo que eu acredite que você come isso mesmo?

Você quer mesmo que eu acredite que você come isso mesmo?

Desde que chegamos no Canadá tenho ouvido histórias sobre os efeitos da ausência de luz solar na vida das pessoas. Eu comecei a me preocupar com isso depois que passei a ter mais sono que o normal (quem me conhece sabe que não tenho problema nenhum pra dormir, não importa onde). Então resolvi pesquisar o assunto e re-descobri coisas interessantes sobre a luz do sol e a Vitamina D.

  1. Pra quem não lembra das aulas de biologia do colégio, a vitamina D é produzida pela pele em resposta à exposição à radiação ultravioleta dos raios solares (NATURAIS! NADA DE LÂMPADAS!).
  2. Sua posição geográfica no planeta é importante. Quanto mais distante do equador (da linha imaginária, não do país) você mora, mais tempo você precisa ficar exposto ao sol pra gerar essa vitamina. Então, quem veio do Brasil pro Canadá já saiba que tem que pegar sol, mesmo que faça frio.
  3. Quem tem a pele mais escura precisa de 20 a 30 vezes mais exposição aos raios solares. E é por isso que a ocorrência de câncer de próstata e endêmica em homens negros.
  4. O cálcio é absorvido principalmente nos intestinos graças à vitamina D. Sem ela o corpo não consegue processar esse mineral e você passa a correr sérios riscos de desenvolver doenças como a osteoporose.
  5. Deficiências crônicas não são resolvidas da noite para o dia. Dependendo do seu caso pode demorar MESES até que o seu sistema nervoso e seus ossos voltem a um nível normal.
  6. A luz do sol não tem efeito algum se você está atrás do vidro (tipo dentro de casa ou dentro do carro). Tem que ir pra rua mesmo e pegar sol na marra.
  7. Não tem como compensar a luz do sol. Só pra se ter uma idéia, prá atingir os mesmos níveis de vitamina D necessários diariamente pelo corpo é preciso tomar 10 copos de leite enriquecido por dia.
  8. Protetores solares também são bloqueadores de raios UV. Isso vale até mesmo os com filtro 8 (os mais fracos). Assim, se você sair pra pegar sol com protetor solar a habilidade do seu corpo de gerar vitamina D cai cerca de 95%! Então, faça como dizem os pediatras: tente pegar sol nos horários onde ele está mais fraco.
  9. Se você sente dor ao pressionar firmemente o seu externo você pode estar sofrendo de deficiência de vitamina D agora. Prá quem não lembra o externo é o osso no meio do seu peito, que mantém as costelas juntas.
  10. A vitamina D é ativada pelo seu corpo nos rins e no fígado antes de ser utilizada. Então, se você tem problemas renais ou hepáticos você já está na desvantagem.

Sobre os raios solares, no caso do Canadá isso ainda é uma incógnita pra mim. Apesar de ter pouco sol aqui já ouvi dizer que a radiação UV é mais forte… Por enquanto estou na teoria de pegar o sol quando ele aparece =)

Antes de partir tomando suplementos de cálcio, procure um médico. Claro que pegar sol já é um ótimo começo (se você é um morcego como eu é bom repensar seus hábitos desde já), mas mesmo assim é importante se consultar antes. No Brasil a gente tem essa mania de auto-medicação pra tudo, mas aqui o pessoal é meio doido por vitaminas também. Se você é dessas de acreditar que um vidrinho com 200 cápsulas de vitamina D vai mudar sua vida, tome cuidado. O excesso também pode ser muito ruim pra você.

E sabe o que mais interessante sobre isso tudo ? A vitamina D é produzida por seu corpo sem custo algum! Então, pegue sol e insentive as pessas a pegar sol também. Não vire um morcegão como a galera de TI adora ser.

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