Receita do Yakisoba

Depois de pedidos e mais pedidos, resolvi escrever a receita do Yakisoba como já havia prometido. A receita foi modificada para atender a meu gosto pessoal e chegar o mais próximo possível do prato que era feito por minha avó no Japão. Faço questão de ressaltar que a receita segue mais próxima da versão japonesa e não da chinesa, geralmente vendida em lojas como China in Box e afins no Brasil.

Comecei a escrever com base no que lembrava e talvez as quantidades não sejam bem exatas. De qualquer forma, vale o toque do cozinheiro experimentar e fazer por conta própria. De qualquer maneira, a idéia é que sirva de roteiro básico para quem quiser fazer. Pelas minhas contas isso deve dar pra mais ou menos umas 8 pessoas, talvez mais dependendo da fome das crianças.

Ingredientes

  • 1 kg de cochão mole
  • 2 Cebolas grandes
  • 1/2 pé de Couve-Flor
  • 1/2 pé de Brócolis
  • 2 cenouras
  • 1 pé de Acelga pequeno
  • 1 pé de Repolho pequeno
  • Moyashi
  • Shiitake
  • Macarrão para Yakisoba

Temperos

  • Caldo de galinha
  • Shoyu
  • Hondashi
  • Molho Tonkatsu
  • Manteiga

Preparando os Ingredientes
Comece com a carne. Corte tiras de mais ou menos 0.5 cm de espessura e separe. Descasque e corte as cebolas em 8. Caso você tenha comprado cebolas MUITO grandes, cuide para que os pedaços não fiquem enormes também. Se for necessário corte na metade.

Descasque as cenouras e corte-as em palito, da mesma espessura da carne. Cuidado com a faca nessa hora. Se você não tem muita prática pode deixar um talho do dedo na brincadeira. Nessas horas não queira parecer um mestre Ninja: corte devagar e com cuidado.

Lave os pés de couve-flor, brócolis, acelga e repolho. Pessoalmente acho que tanto brócolis quanto o repolho são altamente “explosivos”. Assim, se você não quiser acabar com o jantar por causa de problemas com gases, contenha-se na quantidade desses dois. Qualquer que seja a quantidade escolhida, prepare o brócolis e a couve-flor cortando os brotinhos em tamanhos pequenos pedaços. Minha métrica é sempre a mesma para esses dois: corte pedaços que caibam na boca.

Fatie a acelga e o repolho em tiras bem finas. Lembre-se que ambos tendem a soltar bastante água, por isso não se assuste com a quantidade que resultar.

Lave o moyashi e deixe escorrer. Lave também o shiitake e corte-os em tiras do mesmo tamanho que a carne e as cenouras.

DICA: O yakisoba é um prato com bastante verduras. Aliás, muito mais verduras do que carne. Assim, tente equilibrar a quantidade de verduras a seu gosto próprio. Como eu ADORO moyashi, acabo colocando muito mais desse cara quando preparo.

Modo de preparo
Dissolva um tablete de caldo de galinha em meio copo de água morna. Em uma panela Wok (eu prefiro Woks, mas pode ser feito em qualquer outra) coloque a manteiga e assim que tiver derretida acrescente a cebola até ficar dourada. Adicione então a carne e frite. Quando ela parar de soltar água coloque os ingredientes dos mais duros para os mais macios: cenoura, repolho, couve-flor, brócolis, acelga e moyashi. Acrescente-os um a um, tomando o cuidado de misturá-los bem aos demais ingredientes na panela e não deixando-os amolecer de forma que fiquem crocantes. Só após terminar de colocar todos os ingredientes jogue o shiitake cortado e mexa bem.

Pegue o caldo de carne dissolvido e jogue por cima de tudo. Acrescente meio copo de shoyu e mexa muito bem esses ingredientes de forma que o molho seja bem absorvido.

Bom, dependendo da quantidade de verduras que você cortou, nesse momento você pode estar querendo me mandar práquele lugar, principalmente porque sua panela deve estar transbordando de coisas. Ah sim. Caso você não saiba, minha mãe é muito gente boa, portanto modere a língua quando começar a me insultar, ok? =D

Cozinhando o macarrão
Em paralelo a essa fritada monstruosa, é preciso preparar o macarrão. Seguindo a receita da minha vó, o ideal é cozinhar o dito em molho tonkatsu. Você vai ver, assim que descobrir o que é e COMO é o dito do molho, que é um troço altamente viscoso e denso, dificultando um pouco esse trabalho. Além disso, o gosto é bem acentuado e pode não agradar todo mundo se feito dessa maneira. Assim, depois de várias experiência cheguei à seguinte fórmula.

Coloque água para esquentar. Acrescente 1 copo americano de molho tonkatsu na panela com água e misture pra que fique homogêneo. Quanto mais molho você adicionar mais preta a água deve ficar. Lembre-se de usar uma panela grande o suficiente pra cozinhar todo o macarrão que você vai utilizar, deixando sempre água de sobra. Cozinhe a massa e escorra o macarrão. Em uma panela anti-aderente de preferência, coloque duas colheres de sopa de manteira e derreta. Coloque o macarrão cozido e frite até notar que está levemente frito.

DICA: O ideal é terminar de cozinhar o macarrão alguns minutos antes de terminar de fritar o resto.

Junte o macarrão aos demais ingredientes e sirva ainda quente. Se não ficar bom da primeira vez, tente de novo. O importante é persistir até chegar no seu sabor.

One thought on “Receita do Yakisoba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *