Fazendo Carne Seca

Resolvi que chegara a hora de fazer carne de sol em casa. Já estava com vontade há algumas semanas. Parti do básico: Google. Depois de achar várias receitas e discutir um pouco com alguns amigos (dentro os quais vários cearenses) cheguei à seguinte fórmula:
  1. Compre uma carne boa, uma peça, nada de bifes que se compra em supermercado. UMA PEÇA DECENTE!
  2. Abra a carne em mantas (aprox. 3 a 4 cm de espessura).
  3. Abra em uma mesa espalhe o sal (de preferência sal grosso) uniformemente.
  4. Enrole a manta de carne e coloque em uma bacia, cubra e deixe por aprox.12 horas.
  5. Retire e deixe escorrer num varal à sombra ( apesar de ter o nome de “carne de sol”, não vai ao sol)
  6. Deixe “curar” por no mínimo 48 horas (de preferência no sereno) e pronto.

Encontrei também outro site com uma outra versão mais reduzida que deve dar certo também. Se alguém tentou ou faz parecido com esta ou qualquer outra receita, me fale. Vamos trocar figurinhas.

A carne comprada no mercado era assim...

A carne comprada no mercado era assim...

...e ficou assim

...e ficou assim

Infelizmente não tirei fotos dela pronta na farofa nem na feijoada, mas posso garantir que ficou muito bom. Esse pedaço deu pra temperar muita comida e rendeu por alguns meses. Por sinal, está na hora de preparar outra. Dessa vez eu tiro a foto dos pratos prontos com ela pra mostrar que realmente valeu a pena.

6 thoughts on “Fazendo Carne Seca

  1. LUCIA F. SANTOS says:

    estava mesmo querendo apreender a fazer carne de sol…mas nao sabia que era tao simples assim…vou esperimentar a fazer depois volto a comentar….

  2. Olá, boa noite! Eu acho que a receita é boa sim, mas eu tenho outra muito boa, compre a bola da alcatra, corte como bifes, só que com 04 cm, forre uma gamela, ou ama madeira com sal grosso = 1kg, coloque os bifes e mais 1Kg sobre os bifes, deve ficar neste sal por 1 dia, 24 horas, pronto! Agora vem o pulo do gato, 4 dias entre sombra e sereno e e ai esta uma carne perfeita, olha existe uma coisa importante (mosca e outros) compre um filó, ou aquele tecido de vel, pegue um arame de aluminio e construa um triangulo e ponha a carne ali dentro, agora é só cobrir com o vel, a carna não fica encostada no vel não, ela fica em um varal no meio, eu uso o arame de aluminio porque é flexivel, abraços

  3. paulo rajao says:

    a verdadeira carne seca e feita assim para cada quilo de carne 700gr de sal,compre a carne de sua melhor opção mas todas com gordura abra a carne em manta e coloque o sal nela nas duas parte coloque a carne num isopor que nao vase do tamanho da contidade da carne comprada,coloque a carne ja com o sal no isopor e tampe deixe 3 dias nao tire o soro da carne que vai ter dentro do isopor,no 4 dia tire todo soro existente no isopor e coloque 1 dia no sol e 3 dias na sombra e no sereno esta ai a melhor carne seca que voce vai saboriar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *