Fatos médicos sobre a vitamina D

Ainda pesquisando sobre a vitamina D, descobri alguns fatos curiosos sobre a exposição solar. Substâncias chamadas super antioxidantes (tá faltando criatividade pros pesquisadores) aumentam drasticamente a habilidade do seu corpo em prevenir queimaduras provocadas pela luz solar. A astaxantina (retiro o que eu disse sobre a criativade dos nome) é um dos mais poderosos “protetores solares” biológicos e pode permitir que você fique no sol até duas vezes mais tempo que o normal sem sofrer queimaduras. Uma substância riquíssima desse antioxidantes é o Açaí, originário da região norte do Brasil e ultimamente altamente consumido em academias e lojas de produtos naturais. Pra quem mora no Canadá, as bluets (ou blueberries) também tem grande concentração desse composto, mas bem menos que o Açaí.

Veja so alguns fatos médicos curiosos D sobre a vitamina D:

  1. Sua deficiência pode causar Osteoporose, principalmente por causa dos problemas de absorção de cálcio.
  2. Ajuda a previnir Câncer de próstata, câncer de seio, de ovário, depressão, câncer de cólon e esquizofrenia.
  3. A deficiência crônica também pode causar diabetes do tipo 2 e impactar drasticamente na produção de insulina pelo pâncreas.
  4. Pessoas acima do peso e/ou obesas precisam no mínimo de 2 vezes mais vitamina D.
  5. O tratamento da psoríase é feito com base em vitamina D.
  6. Pessoas com síndrome bi-polar tem sérios problemas de desordem de melatonina causados pela falta de exposição à luz do sol.
  7. A deficiência da vitamina D é geralmente confundida com fibromialgia por causa da similaridade de sintomas: fraqueza e dores musculares
  8. Os riscos de desenvolver doenças como diabetes e câncer são reduzidos de 50% a 80% através da simples exposição frequente à luz natural do sol de 2 a 3 vezes por semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *