Dan Aykroyd

Dan AykroydResolvi começar a escrever sobre Canadenses. Alguns famosos outros nem tanto, mas todos vindos dessa terra do norte. De certa maneira minha pequena contribuição para mostrar ao mundo que muita gente gosta de canadenses e sequer tinha idéia disso até agora.

Bom, vou começar falando de um cara que já teve destaque no blog do Kleber recentemente. Daniel Edward Aykroyd nasceu em Ottawa, Ontario, capital federal, em 1º de Julho de 1952.

Pai engenheiro civil e assessor do então primeiro ministro Pierre Trudeau; mãe secretária de origem Québecoise. O cara é uma verdadeira salada genética, e não to falando de raízes familiares. Ele conseguiu nascer ao mesmo tempo com Sindactilia, Heterocromia e Sindrome de Asperge, ou seja, nasceu com pés de galinha, um olho de cada cor e quase autista! Católico, o cara chegou a querer ser padre por muitos anos, até desistir da idéia e resolver arriscar a vida como comediante em bares noturnos do tipo Stand Up Comedy. Após trabalhar se apresentando durante vários anos no Speakeasy (atual Club 505 em Toronto) ele começou a receber ofertas de grandes shows da televisão canadense até finalmente chegar ao Saturday Night Live, programa norte-americano berço de vários grandes nomes da comédia hollywoodiana, onde Dan trabalhou de 75 a 79.

Dono de um senso de humor ácido e extramamente inteligente, Dan Aykroyd contracenou com grandes figuras do cinema atuando em diversos gêneros, indo da ficção até o drama. Mas sua grande vertente é realmente a comédia. Ator de filmes como Os Caçafantasmas I e II, 1941, Os Irmãos Cara-de-Pau (Blues Brothers, onde ele atua com seu amigo John Belushi), Indiana Jones e o Templo da Perdição (sim, ele estava lá!), Conduzindo Miss Daisy, Gasparzinho, Evolução (tá, foi um fiasco mas é engraçado), Chaplin e Cônicos e Cômicos, ele sempre deixa sua presença bem marcada por onde passa.

Pessoalmente eu prefiro mesmo Os Caçafantasmas e Blues Brothers, mas isso não quer dizer que não adoro os outros filmes do cara. Pelo contrário, todos são fantásticos.

Dan Aykroyd não ateve-se unicamente ao estrelato. Aproveitando sua experiência acumulada durante seus anos atuando ele também dirigiu, escreveu e produziu alguns filmes, dentre os quais The Blues Brothers (claro) e vários episódios de Saturday Night Live. Não bastasse tudo isso o cara ainda é comandante reserva do departamento de polícia e consultor de Hollywood para filmes relacionados com OVNIs (bizarro, não?).

Curiosidades

  • O cara chegou a ser noivo da Princesa Leia, Carrie Fisher;
  • Ele é co-proprietário da House of Blues;
  • Trabalhou como carteiro antes de partir para a carreira de ator;
  • O Geléia do filme dos Caça Fantasmas foi inspirado no seu falecido amigo John Belushi;
  • O script original de Blues Brothers (escrito por ele mesmo) tinha mais de 300 páginas.

5 thoughts on “Dan Aykroyd

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *