Principal arrow Notícias arrow A vitamina D e as doenças cardiovasculares
Advertisement
A vitamina D e as doenças cardiovasculares PDF Imprimir E-mail
Clique para ampliar
Vitamina D - Prevenção de doenças cardíacas?
Pesquisadores norte-americanos apresentam estudos que apontam haver uma relação entre o consumo da vitamina D e as doenças cardíacas A falta de vitamina D em uma dieta alimentar aumenta os riscos de apresentar problemas cardíacos, afirmam os pesquisadores americanos da faculdade de medicina da Universidade de Harvard.

Os trabalhos dos pesquisadores mostram que as pessoas cujo teor de vitamina D são mais baixos possuem duas a três vezes mais riscos de ter um infarte, uma parada cardíaca ou um acidente vascular cerebral (AVC), comparativamente aos indivíduos cuja taxa desta vitamina é mais elevada.

As estatísticas aumentam, mesmo após levados em conta os fatores de risco cardiovasculares tais como diabetes, alto níveis de colesterol e hipertensão arterial.

Os pesquisadores sugerem que novos estudos sejam feitos o mais breve possível para confirmar os resultados.

Diversos dados mostram que a vitamina D é necessária à saúde dos ossos e à prevenção de fraturas em pessoas mais idosas. A falta dessa vitamina provoca a osteoporose nos adultos e o raquitismo nas crianças.

A vitamina D, também conhecida como tocopherol, se forma no organismo quando a pele é exposta ao sol. Além disso, ela atua como um antioxidante, o que significa que ele impede que as células sejam atacadas por substâncias chamadas radicais livres originados do oxigênio. A vitamina E é importante para manter a estrutura dos lipídios em seu corpo e qualquer estrutura, como as membranas em volta das células, que são ricas em lipídios. Sua deficiência em humanos é rara, ocorrendo apenas em bebês prematuros e em indivíduos com síndrome de má-absorção. Também já foi verificado que o essa vitamina poderia reduzir o risco de certos tiops de câncer, particularmente o coloretal. Fontes comestíveis incluem óleos vegetais, nozes, vegetais e cereais. Existe pouca evidência de toxicidade por tocopherol.

Os resultados completos dos exames estão publicados no Circulation, o Jornal da Associação Cardíaca Americana.
 
Tag it:
Delicious
Furl it!
YahooMyWeb
Technorati
Digg
Próximo >