Compras online no Brasil ? Desista!

Resolvi colocar aqui minha Epopéia pra conseguir fazer uma compra em uma loja online no Brasil. Aliás, vou logo avisando, a história é cheia de momentos de tensão e desespero, não recomendada para pessoas com problemas no coração ou que se estressem com o modus operandi da nação tupiniquim.

O motivo

Tudo começou quando lembrei que havia sido aniversário da esposa e da filha de um amigo meu, ambos morando em Curitiba. Como não tinha como estarmos lá, resolvi pelo menos mandar-lhes uma lembrancinha. Pensei comigo mesmo: “puxa, vou comprar numa loja online no Brasil. Assim o frete é mais em conta e posso até achar uma oferta bacana. Além disso, se sair barato, ainda vai ser mais barato na verdade porque vou converter pra dólar na hora de pagar”. A idéia então era achar uma loja que eu pudesse meter o cacete caso alguma coisa desse errado que demonstrasse qualidade e seriedade.

Lembrei que já havia feito compras na Americanas.com e nunca havia tido problemas no pagamento, além de ter sido bem avaliada em termos de segurança. O segredo era manter-se no normal e fazer a compra sem muitos problemas.

Depois de escolher os presentes, chegou a hora de comprar. Procedimento padrão: Carrinho de compras > Finalizar Compra. Checando se o certificado estava OK e se não havia problemas de segurança no sistema, beleza. Vamos prosseguir.

Aqui vai uma dica: quando se faz compra com cartão de crédito, tenha certeza que seu cadastro no site está de acordo com os dados informados no seu cartão porque a loja sempre vai validar se tudo confere. Caso contrário, se seu endereço ou telefone ou qualquer outra coisa divergir do que constra pra operadora de cartão, sua compra vai ser negada, mesmo que o cartão seja válido.

Bom, fui atualizar meu cadastro. Primeira dúvida: será que o site aceita dados de gente no exterior? Pra minha alegria informava que sim, tinha até um botão lá dizendo “Estou fora do Brasil”. Fiquei feliz porque o site realmente era sério e preparado pra gente do mundo inteiro! Vamos lá, atualizar o endereço.

Que bacana! O site aceita gente no exterior também, isso é legal!

Que bacana! O site aceita gente no exterior também, isso é legal!

Mas eu devia ter desconfiado. Afinal, se não tem nem opção pra mudar de idioma, pra que diabos seria a opção de informar seu endereço no exterior? Bom, mas não seria problema. Afinal, tem brasileiros pelo mundo todo e o site é preparado pra esse mercado. É, devia ser isso. Vamos atualizar o endereço:

Rua, número, complemento, informações de referência, CEP… CEP!? (E porquê esse formato XXXXX-XXX típico do CEP do Brasil se o CEP do Québec são XXX-XXX ? Bom, mas tem um botão de Pesquisar CEP. Realmente o sistema deve estar pronto pra qualquer lugar do mundo. )

Uma janelina abre, vamos escolher Québec, Québec… (Como eu vou escolher Québec se só tem os estados do Brasil? Hummmm, a procura de CEP estava furada, que pena. Algum cara de QA deixou passar isso no site. Que pena, tava indo muito bem)

Então, como eu escolhe Québec na lista de estados do Brasil?

Então, como eu escolhe Québec na lista de estados do Brasil?

Vamos colocar na mão mesmo. “G1, G1… G, G!!!, GGGGGG!!!”. Ótimo, alguém colocou um Javascript pra validar o campo de CEP pra só aceitar números. Como no Canadá os CEPs tem letra, como eu vou fazer pra colocar ? Bom, desativar o Javascript e mandar bala. Foi, certinho. Agora é só concluir a compra.

Ué? Pra onde foi parar o CEP que eu tinha digitado? Porque só aparece 00000-000 ? Deve ser algum erro do site. Não vai ser problema. Afinal, tem todas as outras informações do meu cadastro, não vai ser isso um problema. E não foi mesmo. O resto do processo correu normalmente, sem problemas, escolhendo meu cartão, informando o número, verificando se tudo estava OK em relação ao site, perfeito. Recebi a confirmação da compra e voltava a estar feliz, como se nada tivesse estranho.

Lêdo engano. Uma hora depois recebi o e-mail abaixo deles:

Cordial e explicativa, não ?

Cordial e explicativa, não ?

Humm, deve ter dado problema com a falta do CEP, sem dúvida. Vamos ligar lá que falando todo mundo se entende, certo? ERRADO. 15 minutos esperando na linha, fui parar em telemarking. Depois de informar à atendente que meu pedido havia sido negado, lendo o e-mail acima tim-tim por tim-tim, ela responde naturalmente dizendo: “deve ser um engano, senhor. Provavelmente um e-mail falso de alguém tentando roubar suas informações”. (momento de ficar embasbacado). “Como ?!”, e ela insiste na história, não importa o quanto eu afirme que esse é sim um e-mail vindo das Americanas.com (depois de conferir o header da mensagem). Por fim, ela confirma que meu pedido havia sido aprovado e que seria enviado em breve, mas eu sabia que não seria.

Ah sim. Eu respondi o e-mail, já que fiquei revoltado a resposta automática do macaquinho do outro lado. Adivinha se recebi uma resposta? …

Então, resolvi adotar outra teoria. Mas antes, vou tentar atualizar meu cadastro pelo site pra ter certeza que não vou incorrer no mesmo problema. Não adianta. Realmente as telas são as mesmas que durante a compra e não tem como incluir meus dados, dancei.

E quem disse que ele aceita meus dados?

E quem disse que ele aceita meus dados?

Mas daí pensei: “vou fazer pelo telefone!”. Sim, a maravilha criada por Graham Bell, ferramenta de ódio das vítimas de telemarketing. Deve com certeza haver um sistema diferente pra essa outra equipe de telemarking que não seja esse via web. Adivinhem só? Prá minha surpresa o processo foi muito mais rápido que pela Internet, mas a atendente foi também não foi capaz de alterar meu CEP ou meu telefone.

Eu tinha que achar outra saída, TEM que ter uma saída pra isso.  Na busca de outra alternativa, achei o atendimento online deles, um aplicativo de chat online. Deve ser outra equipe. Sim, tem que ser outra equipe, gente mais qualificada com poderes de acesso direto ao banco de dados!”, e lá fui eu de novo.

Lá fui eu. Abri o sistema, entrei meus dados e esperei ser atendido. Expliquei toda minha história, de maneira que até um gato surdo entenderia, até que descobri que era outra equipe de telemarking do lado de lá, com respostas prontas e sem qualquer capacidade de raciocínio. Pior que tudo isso! Depois que contei minha história fui deliberadamente desconectado, provavelmente por uma atendente que morreu de medo ao ver o pepino pela frente. Aliás, a essa altura eu já tinha desistido da idéia de comprar online no Brasil, bastava que ela dissesse que eles não estavam mesmo preparados pra isso e não continuassem me fazendo de palhaço. Mas não foi o caso. Resolvi tentar de novo e dessa vez salvei o chat pra posteridade. Vejam só:

Elizete Siqueira:
Olá Masaru. Em que posso ajudar?
Masaru:
Ola Elizete. estou tentando atualizar meus dados cadastrais para conseguir efetuar uma compra.
Masaru:
o pedido sera” entregue no Brasil mas eu resido no Canada
Masaru:
nao consigo atualizar nem meu CEP nem eu Telefone pelo site. voce pode fazer o favor de atualiza-los pra mim?
Elizete Siqueira:
Masaru, Boa tarde, a alteração dos dados será concluída assim que fechar o seu pedido.
Masaru:
mas meus dados estao incorretos.
Elizete Siqueira:
Masaru, a atualização do cadastro é apenas pelo site, não temos acesso a alteração de dados cadastrais pelo sistema.
Masaru:
entao como eu vou fazer a atualizacao do meu cadastro se o site nao permite que eu entre nem meu cep nem meu telefone de maneira correta ?
Masaru:
alo ?
Elizete Siqueira:
Masaru, neste caso, pedimos o cancelamento do cadastro e após 07 dias úteis, você poderá realizar um novo cadastro.
Masaru:
eu ja tentei criar um novo cadastro, mas o sistema nao deixa eu entrar meus dados corretos. nao e” um problema do cadastro atual, mas o sistema nao permitir a entrada dos meus dados.

DESCONECTADO

Mas eu sou chato e resolvi tentar mais uma vez. O resultado… não foi dos melhores:

Marilia Paiva:
Olá Masaru. Em que posso ajudar?
Masaru:
Marilia, estava conversando com outra atendente e aconteceu algo com minha conexao. vou transcrever oq ue ja conversei com ela pra a salvar tempo
Masaru:
Elizete Siqueira:<br>Olá Masaru. Em que posso ajudar?<br>Masaru:<br>Ola Elizete. estou tentando atualizar meus dados cadastrais para conseguir efetuar uma compra.<br>Masaru:<br>o pedido sera” entregue no Brasil mas eu resido no Canada<br>Masaru:<br>nao consigo atualizar nem meu CEP nem eu Telefone pelo site. voce pode fazer o favor de atualiza-los pra mim?<br>Elizete Siqueira:<br>Masaru, Boa tarde, a alteração dos dados será concluída assim que fechar o seu pedido.<br>Masaru:<br>mas meus dados estao incorretos.<br>Elizete Siqueira:<br>Masaru, a atualização do cadastro é apenas pelo site, não temos acesso a alteração de dados cadastrais pelo sistema.<br>Masaru:<br>entao como eu vou fazer a atualizacao do meu cadastro se o site nao permite que eu entre nem meu cep nem meu telefone de maneira correta ?<br>Masaru:<br>alo ?<br>Elizete Siqueira:<br>Masaru, neste caso, pedimos o cancelamento do cadastro e após 07 dias úteis, você poderá realizar um novo cadastro.<br>Masaru:<br>eu ja tentei criar um novo cadastro, mas o sistema nao deixa eu entrar meus dados corretos. nao e” um problema do cadastro atual, mas o sistema nao permitir a entrada dos meus dados.

(5 minutos depois)

Masaru:
ola ?
Marilia Paiva:
Boa tarde, Masaru
Marilia Paiva:
Será necessário a solicitação do descadastramento do site
Marilia Paiva:
E após o prazo de 7 dias, você pode realizar um novo pedido
Masaru:
ok. como isso podera resolver a questao do meu cadastro ?
Masaru:
o fato e” que eu nao consigo entrar meus dados. ja tentei fazer um novo cadastro mas o problema e” o mesmo.
Marilia Paiva:
Solicitei o reenvio das senha para o e-mail, segue link: https://carrinho.americanas.com.br/portal/meuCadastro.portal?_nfpb=true&LoginControllerPortlet_actionOverride=%2Fportlets%2Fcustomer%2Flogin%2FloginProcessar&_windowLabel=LoginControllerPortlet
Masaru:
veja, eu consigo acessar meu cadastro
Masaru:
nao e” esse o problema
Marilia Paiva:
Tente acessar com a senha que reenviei
Masaru:
eu nao consigo atualiza-lo com minhas informacoes porque nao resido no Brasil
Masaru:
mas eu nao quero que enviem o pedido pro exterior, mas pro Brasil mesmo.
Masaru:
contudo, nas duas outras compras que tentei fazer com voces nao consegui conclui-las pois quem quer que esteja responsavel por fazer a validacao das minhas informacoes, nao consegue validar corretamente.
Masaru:
isso acontece porque, meu CEP e meu telefone residenciais, no meu cadastro atual, estao incorretos. e eu nao consigo atualiza-los porque o sistema de vcs nao permite a entrada dos meus dados corretos.
Marilia Paiva:
Compreendo, Masaru.
Marilia Paiva:
se desejar, você pode realizar um novo cadastro.
Marilia Paiva:
Após solicitar o descadastramento
Masaru:
Marilia, eu tentei fazer um novo cadastro, mas o sistema continua nao permitindo, nesse cadastro novo, a entrada dos meus dados. meu CEP e meu telefone sao de do Brasil e portanto, são diferentes!
Masaru:
minha pergunta é: se eu nao consigo entrar meus dados corretos, nao importa como eu tente ou qual cadastro eu faca, como eu vou conseguir concluir minha compra ?
Marilia Paiva:
Masaru, desta forma não será possível realizar o cadastro ou alterar as informações.
Masaru:
ok, então, isso significa que residindo no exterior, não posso fazer compras na Americanas.com, mesmo que o pedido seja para entrega no próprio Brasil ?
Marilia Paiva:
Não é possível inserir seus dados na cadastro
Masaru:
ou seja, não tenho como fazer minha compra residindo no exterior, mesmo que o site informe que é possível, certo ?
Marilia Paiva:
Como não conseguiu realizar um novo cadastro com as informações corretas não é possível
Masaru:
ok, então eu gostaria de pedir que cancelassem os dois pedidos que tenho com vocês, por favor.
Masaru:
os numeros sao xxxxxxxx e yyyyyyy
Marilia Paiva:
O pedido xxxxxxxx foi cancelado.
Marilia Paiva:
Foi cancelado devido a divergências encontradas entre o cadastro da Americanas.com e o cadastro da administradora de cartões. Neste caso, será necessário que você realize o contato junto à administradora de seu cartão e após a verificação dessa divergência efetue uma nova compra.O valor cobrado será estornado pela administradora em até 2 (duas) faturas.
Masaru:
bom, o problema de divergência de cadastro foi exatamente porque não consigo atualizar o meu cadastro no site de vocês, mas tudo bem. eu encontro outra loja onde eu possa concluir a compra. e quanto ao outro pedido ?
Marilia Paiva:
O outro pedido está com o pagamento aprovado, o status ainda não permite o cancelamento
Masaru:
ok, eu volto a entrar em contato assim que o pedido tiver sido negado (o que vai acontecer cedo ou tarde)
Masaru:
obrigado pelo atendimento

Conclusão: não consegui fazer minha compra, mesmo, não importa o quanto eu tente ou como eu tente. O melhor mesmo é esperar um dia quando (e se) a gente for ao Brasil e fazer tudo pessoalmente. O bom mesmo é saber que a gente sempre pode contar com a qualidade dos serviços da Americanas.com…………. uh!

6 thoughts on “Compras online no Brasil ? Desista!

  1. Putz… extremamente revoltante ler esses chats! E o pior é que é sempre assim em qualquer atendimento: vc explica em detalhes o seu problema e eles dão uma resposta mecânica em poucas palavras. E o pior: falando algo que vc já disse que não funciona!

  2. TatiLie says:

    Depois de meses enviando emails a torto e a direito para dar de presente à minha recém-nascida sobrinha uma TummyTub, um ‘balde elaborado’ pra dar banho na remelenta, cuja empresa importadora é de Curitiba, assim como o endereço de entrega (apenas alguns quilômetros de distância um do outro) me disseram que não aceitavam cartão de crédito… então me indicaram o site das Americanas. Também moro no exterior e o site não aceitou o cartão de crédito internacional. Felizmente, a minha paciência acabou muito antes da sua e acabei trocando favores com um amigo no Brasil: ele comprou o balde no meu lugar, e eu comprei muamba eletrônica pra ele. Da próxima vez, se eu não encontrar um shopping-buddy pra me dar uma mão, levo o balde de avião mesmo.

  3. Realmente, tira as forças da gente mesmo. O jeito é recorrer a quem vai pro Brasil pra mandar as nossas encomendas, porque se depender das lojas de lá…

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