Coisas que tremem

Esqueci de contar algo curioso que aconteceu no primeiro dia de treinamento por aqui.

Estava eu sentado, acostumando a cadeira que me deram ao formato das minhas nádegas, esperando uma dor de garganta causada pelo ar condicionado me deixar pensar em paz quando senti algo estranho. Primeiro pensei comigo mesmo: “que foi isso? Deve ser a pressão. Sim, é a pressão. Afinal estou … no nível do mar.” E foi então que o fenômeno se repetiu. Era como se eu tivesse passado por uma lombada num Fiat 147. É, o prédio inteiro balançou e não foi um terremoto. Sinceramente nunca tinha passado por algo parecido, nem mesmo no Japão. Mas, nada que meu amigo Google não resolvesse pra mim.

Tuned Damper 02

Após alguns minutos de pesquisa encontrei a resposta para algo que eu já imaginava. Basicamente, arranha-céus e pontes longas são suscetíveis à ressonância criada por ventos fortes e atividades sísmicas. Para diminuir o efeito de ressonância, é importante colocar grandes amortecedores no seu desenho para interromper as ondas ressonantes. Se estes equipamentos não forem colocados, tanto os prédios como as pontes podem tremer até cair: um fenômeno bastante visto quando acontece um terremoto. Amortecedores convencionais usam o atrito para absorver uma parte da força das vibrações. Um sistema de amortecimento em um edifício é muito maior e também é projetado para absorver os choques violentos causados por um terremoto.

Grandes prédios possuem o que chamam de Tuned Mass Damper, ou amortecedor ressonante de massa, ou ainda absorvedor harmônico. Esses caras são instalados nos prédios, torres, pontes e outras coisas muito grandes que balançam para previnir o desconforto, danos à estrutura ou fenômenos físicos que podem causar sérios problemas ao conjunto. Ao invés de óleo comum como você está , como é o caso do seu carro ou da sua máquina de lavar, esses amortecedores monstruosos geralmente utilizam os chamados fluidos MR, ou fluidos magnetoreológicos, uma suspensão de partículas magnéticas micrométricas que quando submetidas a uma corrente eletromagnética eles aumentam violentamenta o grau de viscosidade.

Tuned Damper 01

Tá, e você se pergunta o que todo esse papo nerd tem a ver com o prédio tremendo? Cara, quando o bicho começa a balançar, você, bicho do mato, começa ficar sem entender esse negócio e corre pro refúgio científico pra amparar seu desespero. É como diz o Kleber: “O Google hoje mantém 95% da minha capacidade de raciocínio”. Eu complemento dizendo que os outros 5% são o suficiente pra saber usar o Google e nada mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *